Notebook: Saiba como escolher o notebook ideal para você

Hoje em dia, com tantas opções no mercado, fica difícil definir qual modelo de notebook irá atender melhor as suas necessidades de uso. Não é mesmo?

Afinal, de nada adianta comprar o de menor valor se suas configurações não são ideais para o seu uso, da mesma forma que não adianta comprar o top de linha se você não usará todos os recursos disponíveis.

Bem, se você está em busca de um notebook, mas ainda não sabe qual escolher este artigo é para você!

Separamos nos parágrafos abaixo os tipos de uso mais comum e as configurações adequadas para cada tipo. Então, continue com a gente a leitura e não esqueça de compartilhar e deixar a sua opinião ao final deste artigo.

O que você deve ficar atento ao comprar notebook

Antes de falarmos sobre os tipos de uso para o notebook, é importante destacar alguns fatores comuns ao qual você deverá estar atento antes de comprar o seu notebook. São eles:

Processador: o processador está diretamente ligado ao desempenho do seu computador. Quanto melhor for, mais rápido será o seu notebook.

Memória RAM: juntamente com um bom processador, a memória RAM garante que o uso do notebook seja fluido, travando menos durante o uso, abertura de programas ou realização de tarefas.

Armazenamento: de modo geral, o tipo de armazenamento pode ser dividido em dois: HD e SSD. Sendo o primeiro com desempenho mais lento, porém com valor mais acessível. O SSD é mais rápido, leve e seguro, sendo o acesso até 10 vezes mais rápido, porém com maior custo.

Placa de vídeo: a capacidade de leitura e exibição de imagens está ligada a placa de vídeo. Para quem trabalha com imagem e edição de vídeo, ou utiliza para jogos uma boa placa de vídeo é indispensável.

Tipos de notebook

Na hora de comprar um notebook, a primeira pergunta a se fazer é: para qual a finalidade eu estou comprando?

Essa pergunta pode até parecer um pouco óbvia ou até mesmo boba, mas se você não estiver com a finalidade de uso bem definida e porque você está comprando o seu notebook, pode cair em “tentações”, comprando modelos não tão funcionais ou até mesmo gastando além do necessário.

Dentre os modelos de uso mais comuns, destacamos abaixo os principais e o que você deve levar em consideração na hora de comprar o seu.

1. Uso doméstico

Se você está em busca de um notebook para assistir as suas séries preferidas, navegar na internet ou usar algumas ferramentas básicas, como editor de texto um fator importante a se considerar é a qualidade da tela.

Para o uso mais básico temos uma grande quantidade de modelos disponíveis no mercado e com preços super atrativos.

Ao buscar um notebook para uso doméstico, alguns fatores devem ser levados em consideração antes de realizar a compra. Listamos abaixo alguns deles:

Capacidade de armazenamento: apesar de o uso doméstico não necessitar de uma capacidade de armazenamento grande, afinal, não é comum o uso de programas muito pesados, está ainda é uma questão a considerar. Se você possui muitos arquivos e gosta de deixar uma cópia de tudo no notebook, é bem provável que precisará de um espaço maior de armazenamento.

Qualidade da tela: a qualidade da tela é um diferencial considerável, principalmente para aqueles que adoram maratonar. Modelos com tela em alta definição e antirreflexo garantem maior qualidade;

Tipo de armazenamento: não é porque o seu notebook será para uso doméstico que você não precise considerar a velocidade de funcionamento. Para aqueles que prezam por acesso rápido versões com SSD são as mais indicadas.

Mesmo que para uso doméstico, esses fatores influenciam na qualidade durante o uso. É importante observar quais fatores você considera mais importante durante o uso do seu notebook.

2. Estudos

Para quem estuda, principalmente para aqueles com ensino remoto, um bom notebook faz toda a diferença.

Aqui existe um fator a considerar, se você é um estudante comum, que necessita apenas realizar pesquisas na internet e de alguns programas para leitura e edição de textos, tabelas ou apresentações, os modelos que se encaixam no tópico anterior também atenderão as suas necessidades.

Agora, se você é um estudante de arquitetura ou engenharia, por exemplo, precisará de algumas configurações mais robustas para execução de determinados programas.

Bem, para esses casos, é necessário observar as seguintes questões:

Capacidade de armazenamento: durante o estudo, alguns programas podem ser necessários para colocar em prática o conhecimento teórico. Muitas vezes, esses softwares são mais pesados e necessitam de maior capacidade de armazenamento;

Processador: para aqueles estudantes que precisam utilizar programas que exigem mais do notebook, é recomendável escolher modelos que possuem processadores mais avançados;

Tipo de armazenamento: a escolha entre um HD ou SSD influenciará na velocidade de funcionamento do seu notebook. Sabemos que modelos com SSD tendem a ser um pouco mais caro e possuir menos armazenamento, se comparado aos com HD. Dessa forma, é importante analisar quais desses fatores trará mais impacto durante seus estudos;

Placa de vídeo: para quem utiliza programas de edição de imagem ou vídeo, como Photoshop, Auto Cad, Corel Draw, opte por modelos que já venham com placa de vídeo integrada;

Múltiplas funções: muitos estudantes gostam de ler PDF’s e fazer anotações das aulas de forma simplificada e otimizada. Alguns notebooks possuem versão 2 em 1, é possível ter um notebook para digitação, tablet para desenho ou escrita e os modos tenda ou apresentação para entretenimento.

Peso: se você é daqueles que precisa levar seu note para todo lado, modelos 2 em 1 ou ultrafinos são os mais indicados.

3. Trabalho

Para quem precisa de um notebook para trabalhar, sabemos que um bom modelo afeta totalmente a sua produtividade. E não é para menos, afinal, para quem se encaixa nesse perfil de uso é preciso garantir uma boa navegabilidade e agilidade durante o uso.

Algumas características devem ser observadas para quem deseja um notebook para usar no trabalho. Seja para home office ou não, você vai precisar observar os seguintes aspectos:

Portabilidade: para quem faz muitas viagens a trabalho, apresentações ou até mesmo Home Office, modelos versáteis, lives e compactos tendem a garantir mais conforto e praticidade.

Desempenho do processador: assim como nos modelos para uso durante o estudo, o desempenho do processador para uso durante o trabalho possibilita melhorar a produtividade e agilidade durante as tarefas.

Tipo de armazenamento: para contribuir com a produtividade e obter maior velocidade durante o funcionamento, os modelos com SSD são os mais indicados.

4. Gamer

Quando se fala de um notebook para games, aí a parada começa a ficar mais séria! Rs

Brincadeiras a parte, um notebook gamer precisa ter configurações mais robustas, que irão garantir melhor jogabilidade e desempenho durante as partidas.

Ao comprar um notebook gamer você precisa prestar atenção nos seguintes fatores:

Desempenho do processador: o desempenho do seu notebook durante os jogos faz toda a diferença na sua jogabilidade. Logo, modelos com processadores mais avançados possibilitam melhores desempenho e performance,

Placa de vídeo: este é um fator indispensável para quem deseja um notebook para games. Para jogos que pesados e que necessitam de um pouco mais de desempenho gráfico pedem placas de vídeo mais avançadas. Modelos mais avançados possuem custos mais altos, então se não é um jogador profissional e nem participa de competições, vale a pena analisar modelos com placas de vídeo intermediárias.

Memória RAM: notebooks com 8GB de memória RAM possuem um bom custo/ benefício e são atendem as exigências de boa parte dos jogos atuais.

Qualidade da tela: modelos com telas com tratamento antirreflexo, com tela infinita e FULL HD permitem máxima visibilidade.

Personalização: se você deseja maximizar suas experiências durantes os jogos modelos com alto-falantes mais intensos e configuráveis permitem criar experiências únicas e mais intensas. E para quem deseja um setup com personalidade, modelos com teclado RGB garantem um ambiente ainda mais envolvente.

Conclusão

Agora que você já identificou qual tipo de notebook comprar e quais fatores considerar, fica muito mais fácil adquirir o seu. Não é mesmo?

Esperamos que com as dicas acima você consiga encontrar o modelo ideal de notebook para você e aproveitar todos os recursos que eles podem lhe oferecer.

E indiferente do modelo e tipo de uso para o seu notebook, uma coisa é certa: a Oficina dos Bits possui o modelo ideal para você. Não deixe de conferir esses e outros modelos de notebook em nosso site!

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então deixe seu comentário e compartilhe!

Leave a Comment