O site Laptop Mag costuma fazer uma avaliação periódica das principais marcas de notebooks no mercado, organizando um hanking com as melhores e piores. Os critérios utilizados para pontuar as empresas se dividem em cinco categorias: design; avaliações; suporte técnico e garantia; inovação e valores e seleções. As categorias rendem pontuações que, somadas, vão até 100.
As características de design valem até 15 pontos; as avaliações dos produtos conferem até 40 pontos às empresas; as políticas sobre suporte técnico e garantias valem até 20 pontos; a capacidade de implementar inovações ao mercado chega a valer 10 pontos; enquanto a categoria que pontua valores e seleções confere até 15 pontos às marcas que oferecerem uma ampla gama de notebooks com preços competitivos.
Tabela da avaliação das marcas de notebooks e suas pontuações (Imagem: Laptop Mag)
1. Lenovo (86 pontos)
Pelo segundo ano consecutivo, a Lenovo se mantém no topo do pódio como a melhor fonecedora de notebooks. Com produtos como o ThinkPad X1 Carbon, o único a receber uma avaliação de cinco estrelas em 2017, 53% dos seus produtos obtiveram pontuações de 4 estrelas ou mais.
Entretanto, a pontuação do suporte técnico e garantia da Lenovo perdeu alguns pontos do ano passado até agora.
2. HP (85 pontos)
Em quarto lugar na lista de 2017, a HP pulou para a medalha de prata ao lançar notebooks como o HP Spectre x360, ZBook 17 e HP Envy 13t.
3. Dell (82 pontos)
Marcando 18 pontos de 20 em suporte técnico e garantia, a Dell ficou com o terceiro lugar da lista. Os destaques da marca vão para o Dell XPS 13 e o Alienware 15.
4. Acer (81 pontos)
Com boa seleção de produtos econômicos, a Acer se destacou com o lançamento do Spin1 e do Aspire E 15, poderosos e acessíveis. Mas também teve o Predator 21X, de US$ 9 mil, mostrando que a empresa sabe competir no mercado premium.
5. Asus (81 pontos)
A Asus dominou os lançamentos voltados para jogos com o Zephyrus. Ela também se destacou com a variedade e valores dos produtos com o ZenBook UX331UN, o Chromebook C213S e o ZenBook UX330UA.
6. Microsoft (77 pontos)
Embora sejam poucos, os lançamentos da Microsoft são de ótima qualidade. Os destaques ficaram por conta do Surface Book 2 e o Laptop Surface.
7. Apple (72 pontos)
A Apple costumava estar sempre nas primeiras posições da lista, mas há algum tempo parece ter preferido focar seus esforços em outros produtos que não os notebooks. Em 2017, a empresa ocupava o quinto lugar e agora se encontra em sétimo. Apenas um dos produtos da empresa recebeu a escolha dos editores, já que a Apple parece não ter investido muito para inovar durante o ano. Entretanto, a Maçã ainda se destaca pelo suporte técnico excepcional.
8. Razer (70 pontos)
Ideal para quem está procurando um notebook poderoso para jogar, a Razer se destacou com o Razer Blade e o Razer Blade Pro. Entretanto, a falta de produtos mais acessíveis e econômicos fez com que a pontuação da empresa não fosse maior.
9. MSI (67 pontos)
Com lançamentos impressionantes como o MSI GT75VR Titan Pro, que vem com o melhor teclado de laptops para jogos, a MSI ficou com 67 pontos – muito disso devido ao seu suporte técnico fraco.
10. Samsung (67 pontos)
Também com 67 pontos, a sul-coreana também parece estar dando cada vez menos atenção aos notebooks. Com poucas inovações recentes e uma gama restrita de produtos, ficou com o décimo lugar devido às suas excelentes políticas de suporte técnico.
Fonte: Laptop Mag
Leave a Comment