Endereços IP O que são, como são classificados e quais são seus tipos e usos?
Toda vez que você entre com seu computador ou celular para ler uma notícia no jornal, ou quiser saber a previsão do tempo para o fim de semana, usa, sem saber, um Endereço IP .
Não importa se você faz login em casa ou no trabalho, em qualquer rede de computadores, você terá um endereço IP estabelecido para que possa ser identificado e a atividade que você realiza é conhecida.
Se você já ouviu falar deste tópico e quer saber do que se trata, então este artigo é para você. Ensinaremos você sobre os diferentes tipos de IP e como eles são compostos. .
O que é um endereço IP e para que é usado em redes de computadores?
O endereço IP é um protocolo de internet composto por um conjunto de números de 32 bits. É usado para estabelecer um pedido hierárquico e lógico dentro de uma determinada rede de computadores para que dois dispositivos possam ser conectados um ao outro. Quando você se conecta a uma rede, seja sem fio ou com fio, o administrador dessa rede pode identificá-lo com base no número IP que você possui. .
Portanto, todas as etapas e atividades que você executa dentro desta rede serão gravado e gravado sob o número atribuído ao seu dispositivo. Muitas pessoas confundem um Endereço IP com um Endereço MAC , que tem 48 bits. Sempre que um dispositivo eletrônico é fabricado que pode se conectar à Internet , um número único é adicionado à placa de rede , que é usado para identificar o equipamento quando ele está navegando na web. Este número é chamado de endereço MAC .
Anatomia de um IP Como esses endereços são compostos?
Um endereço IP é composto de 4 bytes separados por pontos. Esses números são divididos em dois grupos, sendo o primeiro destinado a identificar a rede e o segundo a conhecer o host. Cada byte pode assumir valores decimais de 0 a 255. . De acordo com a classificação da organização "Internet Corporation for Assigned Names and Numbers" , a arquitetura de Endereços IP é dividido em três classes; "A" , "B" e " C» .
O primeiro define o primeiro byte para identificar a rede e os outros 3 para identificar o host . A segunda categoria divide 2 bytes para o réseau e os outros 2 para atribuí-los ao Hote , enquanto a última classificação divide os primeiros 3 grupos de dígitos para identificar a rede e o resto para o host .
Classificação dos endereços IP O que é tudo o que existe?
"ATUALIZAÇÃO ✅ Quer saber mais sobre os endereços IP e como esses itens da Internet são classificados? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e aprenda tudo sobre o SCRATCH! ”
Existem diferentes tipos de endereços IP, categorizados da seguinte forma:
público
É atribuído pelo provedor de serviços de Internet que você contratou e mudanças de tempos em tempos. Ele é usado para identificar o dispositivo que se conecta diretamente aos sites. Quem quiser pode ver este número de protocolo . Desta forma, você pode estabelecer o ponto de conexão do computador ou celular que foi conectado por meio de um roteador.
Privado
Um endereço IP privado é concedido pelo roteador e é usado para identificar cada dispositivo que se conecta à rede doméstica do qual faz parte. Portanto, cada computador que se conecta à mesma rede ( WiFi ou LAN ) compartilha o mesmo endereço IP público , mas tem um endereço IP privado exclusivo atribuído .
fixo
Empresas que fornecem Os serviços de Internet atribuem um endereço IP no momento em que um cliente se conecta à web. Esses endereços são alterados cada vez que o roteador se conecta à Internet. Atualmente, as empresas de telecomunicações podem atribuir um endereço IP fixo a um cliente específico, pelo qual cobram um preço adicional na tarifa .
Dessa forma, sempre que o o usuário se conecta à web , vai manter o mesmo protocolo de internet . Isso gera que o confidencialidade pode ser aumentou e que uma comunicação mais dinâmica pode ser estabelecida, concedida por privilégios que são atribuídos por meio de um Servidor DHCP .
Dinâmico
Os endereços IP dinâmicos são definidos por servidores DHCP. Eles são oferecidos por provedores de serviços de Internet e são caracterizados por um tempo limitado com cada usuário. Em outras palavras, de vez em quando ISPs modificam o número do protocolo a ser atribuído a outro cliente.
Nesse caminho, menos endereços IP são necessários , o que reduz significativamente o número de endereços IP inativos. Além disso, é ideal para o usuário modificar manualmente o IP atribuído a ele e, assim, evitar as restrições que sofreu em determinados sites. Isso pode ser feito simplesmente reiniciando o roteador.
Máscaras de sub-rede
quando dispositivo está conectado a uma rede de computadores, ele precisa saber se pode enviar pacotes de dados dentro ou fora de uma sub-rede à qual pertence . Para isso é necessário estabelecer o alcance que este dispositivo terá, portanto, é utilizada uma máscara de rede. Esta ferramenta determina especificamente qual parte do endereço IP pertence ao número de rede e sub-rede e quais outros bytes correspondem ao Hote .
Leave a Comment