Como funciona um monitor de PC: peças e recursos

Como funciona um monitor de computador é um assunto muito interessante, quem estuda ciência da computação ou eletrônica deve saber muito bem. O monitor ou tela representa uma parte muito importante do computador, sendo este o emblema da conhecida era digital.

Se você não é um estudante de ciência da computação ou eletrônica , provavelmente não sabe nada sobre esse tipo de gadget que pertence ao computador. Mas que você não o estude, não significa que você não esteja interessado em como um monitor de computador funciona, tipos, peças e características.

Índice

Como funciona o monitor ou a tela de um computador?

Como alguns de vocês já sabem, o monitor pertence ao que chamamos de conjunto de hardware do nosso computador. Assim como o teclado, o mouse e a gaveta da CPU, o monitor ou tela representa o hardware mais importante em relação à nossa comunicação com o PC.

Desta forma, pode-se dizer que o monitor ou tela de um computador desempenha um papel muito importante para o uso de um computador. Sem um monitor, não há muito o que fazer, especialmente se vamos usar um computador para visualizar, criar e processar conteúdo visual.

O monitor cumpre a função, por meio de uma tecnologia de tubos eletrônicos de raios catódicos , de comunicar a CPU com o usuário, de forma que junto com o mouse e o teclado uma pessoa possa interagir com o computador.

Mas também pode ser usado para muitas coisas, por exemplo, um monitor é usado para usar a tela de um laptop como monitor de PC , para que você possa vincular um dispositivo enquanto visualiza a interface de outro.

Mas não é a única coisa, e é que nos últimos anos foi criada a forma de conectar uma televisão a um computador , para que aquela tela sirva de monitor para ela.

Quais partes compõem uma tela de computador?

Assim, você pode usar vários tipos de monitores , que não foram realmente criados para esses fins, mas servem da mesma forma.

E o importante para um artefato ou dispositivo servir como monitor é a tecnologia oferecida por sua tela e a maneira como ela se relaciona com os processos eletrônicos que emanam da CPU.

Ou seja, existem vários tipos de monitores, mas desde que sejam compatíveis com a tecnologia do nosso computador, é possível fazer até mesmo uma tela de LED de 42 polegadas usada como TV , você pode conectá-la ao seu computador sempre que você quer.

Nesse sentido, destacamos que existem três tipos principais de monitores: monitores LED, CRT (mais antigos) e LCD. Cada um deles possui uma tecnologia impressionante, que é necessário saber escolher o melhor monitor widescreen ou ultra-wide.

Além disso, através das partes de um monitor (tela, painel de botões, botão liga / desliga, entrada de força, suporte, caixa e portas HDMI mais VGA), é possível conectar qualquer tela a um computador, aprendendo a conectá-los entre sim com HDMI ou VGA facilmente.

Parte interna: placa principal e painel de controle

A placa principal engloba todos os componentes de um monitor e é o mais importante de todos. Por outro lado, o painel de controle permite que você veja os controles básicos e as configurações básicas do sistema como brilho, posição, contraste, entre outros.

Parte externa: Tampas, conectores e suportes

A tampa nos permite proteger o monitor contra agentes externos , por exemplo poeira. No caso dos conectores, eles possuem vários tipos que serão descritos posteriormente.

O suporte ou base é o que permite que o monitor fique em uma posição específica para poder utilizá-lo e colocá-lo em qualquer superfície plana.

Classificação dos monitores que existem atualmente

De acordo com a cor: monocromática e colorida

Monitores monocromáticos são aqueles que permitem apenas uma cor diferente do preto, geralmente branco ou âmbar. esses tipos de monitores são os mais antigos existentes

Por outro lado, as coloridas ou também denominadas policromáticas são aquelas que permitem uma variedade ou gama de cores . São os mais atuais e entre eles encontramos os monitores GGA, VGA, UVGA e SUGA.

De acordo com a tecnologia: LCD, LED, Touch

O LCD ou Display de Cristal Líquido é um monitor cujo funcionamento consiste na passagem de elétrons por duas lâminas polarizadas, formando assim a imagem no monitor com cores nítidas e cromáticas.

Essa tecnologia é amplamente utilizada porque seus componentes são leves e requerem baixo consumo de energia.

No caso de LEDs ou diodos emissores de luz, eles usam componentes de LED , daí vem seu nome. Eles têm a capacidade de projetar uma imagem por conta própria, em alta resolução.

Por outro lado, os monitores de toque são outro tipo de tecnologia que possui uma alta sensibilidade adaptada à superfície do monitor para poder utilizá-lo simplesmente pressionando na tela.

Quais são as características de um monitor ou tela de computador?

Tendo já falado ou tocado no assunto das peças e tipos de monitores de computador existentes , bem como o funcionamento dos mesmos, podemos então passar a tocar no assunto das características do monitor, uma das coisas mais importantes e que mais chamam a atenção do usuário.

Nesse sentido, podemos começar dizendo que as duas características mais importantes de qualquer monitor são: a resolução e as polegadas que possui de tamanho.

Por outro lado, resolução se refere ao termo 'Pixel' , que é uma unidade de medida para entender como você pode ver, quão bem ou mal, a imagem refletida na tela de um computador. Quanto mais pixels um monitor tiver em suas características, melhor será a resolução que ele terá.

Por outro lado, temos as polegadas, e o tamanho da tela é muito atraente , então uma das características mais visuais e importantes é esta.

Polegadas são uma unidade longitudinal para medir o tamanho da caixa do monitor, e quanto mais polegadas você tiver, mais conteúdo visual aparecerá.

Alguns tipos principais de monitor por aí

A primeira coisa que você deve levar em consideração é quais são as suas necessidades, para que você vai usar o seu monitor.

Econômico: para funções básicas

Se você é uma pessoa que precisa de um monitor apenas para verificar e-mails , pagar contas, redes sociais ou investigar algumas coisas, não precisa de um monitor de última geração. Existem monitores HD bons e baratos no mercado.

Da mesma forma, você deve levar em consideração que a tela tem o tamanho adequado e boa resolução para que não canse seus olhos e seja mais confortável para você.

Mídia: para uso geral

Caso precise de um monitor multiuso , pode escolher um mais avançado, com melhores gráficos, performance, tela maior, pode ser touch ou não. Você pode convertê-lo ou usá-lo para entretenimento doméstico .

Usuários avançados

São aqueles que requerem um monitor com opções avançadas para a criação de designs ou conteúdo. Geralmente são profissionais de multimídia.

Esses profissionais precisam de monitores grandes de alta resolução . Além disso, eles exigem bom desempenho e tempo de resposta para que diferentes programas de design funcionem sem problemas.

Monitores grandes: para melhor resolução

Geralmente, esses tipos de monitores são usados ​​por jogadores . Eles precisam de um monitor grande de alta resolução com recursos avançados para competir online.

Obviamente, quanto maior for a qualidade e os recursos, maior será o custo .

Outras classificações a serem consideradas ao escolher um monitor

De acordo com a resolução

Conforme mencionado acima, resolução refere-se à qualidade e nitidez de uma imagem . Na maioria das vezes, um monitor com um número maior de polegadas deve ser compensado com um aumento em seus pixels para ter uma boa qualidade de imagem.

Entre os diferentes tipos de resolução encontramos: HD, Full HD, Ultra HD, Quad HD e 4K Ultra HD.

Por taxa de atualização vertical

A taxa de atualização de um monitor é o número de vezes por segundo que a imagem é atualizada na tela. Este número é representado pela unidade de Hertz (Hz).

Quanto mais alta a frequência, maior a percepção de continuidade da imagem . O efeito oposto pode ser encontrado em monitores antigos, como CTRs.

Controles e conexões digitais

Os controles e conexões digitais são importantes para o nosso monitor. Os últimos são aqueles que nos permitem conectar diferentes dispositivos como memórias externas, dispositivos móveis, mouse, teclado, nosso pc ou outros monitores.

Podemos encontrar diferentes conexões como: HDMI, DisplayPort, DVI, VGA, portas USB, Thunderbolt.

Leave a Comment