Classificação de redes quanto a hierarquia.

Transcrição

1 Classificação de redes quanto a hierarquia

2 Classificação de redes quanto a hierarquia A classificação das redes de computadores quanto a hierarquia refere-se ao modo como os computadores dentro de uma rede se comunicam. Entre os principais tipos de classificação quanto a hierarquia, estão as redes ponto-a-ponto (Peer to Peer) e as redes cliente-servidor (Server-Client).

3 Redes ponto-a-ponto É utilizada em pequenas redes. Os computadores trocam informações entre si, compartilhando arquivos e recursos. Suas características pontuais são: É utilizada em pequenas redes. São de implementação fácil e de baixo custo. Possuem pouca segurança. Apresentam um sistema de cabeamento simples.

4 Redes cliente-servidor O tipo de rede cliente-servidor possui um ou mais servidores, responsáveis por prover serviços de rede aos demais computadores conectados a ele que são chamados clientes. Cada cliente (computador que compõe este tipo de rede), denominados nós, que deseja acessar um determinado serviço ou recurso faz essa solicitação ao servidor da rede, por isso o nome cliente-servidor. Esse tipo de rede surgiu da necessidade de criar uma estrutura que pudesse centralizar o processamento em um computador central da rede (no caso o servidor, com recursos de hardware preparados para tal processamento).

5

6 Como características deste tipo de rede podemos citar: Maior custo e implementação mais complexa que uma rede do tipo ponto-aponto. Existência de pelo menos um servidor da rede. Redes do tipo cliente-servidor, apresentam uma estrutura de segurança melhorada, pois as informações encontram-se centralizadas no servidor, o que facilita o controle e o gerenciamento dos mesmos. Neste tipo de rede não há tolerância a falhas (como existe em um sistema descentralizado) haja vista um único sistema centralizado de informações (servidor).

7 Como características deste tipo de rede podemos citar: Um servidor de rede é um computador projetado (hardware) para suportar a execução de várias tarefas que exigem bastante do hardware (como disco rígido e processador), diferentemente de uma estação de trabalho (cliente), que não possui características para realizar o trabalho de um servidor (quando falamos puramente do hardware necessário a um computador servidor). No contexto do software para servidores, deve prover serviços usuais para atender os clientes da rede: autenticação, compartilhamento de recursos, entre outros.

8 Servidores Um servidor desempenha diversas tarefas. Entre elas estão: - prover diferentes serviços aos computadores que acessam estes servidores, denominados clientes; - servidor de arquivos, aplicações, impressão, , backup, acesso remoto, entre outros tantos. É necessário que o mesmo possua hardwares específicos, ou seja, que o servidor de uma rede possua uma estrutura de hardware de servidor e não de um computador comum (desktop). Atualmente, diversas empresas no mercado comercializam servidores, de diferentes tamanhos, estilos e configurações, com preços acessíveis, o que facilita a sua utilização em redes de pequeno, médio e grande porte.

9 Diversas são as vantagens de se utilizar um servidor em uma rede de computadores, a seguir são citadas algumas delas: Centralização de serviços ao utilizar-se um servidor, os serviços de rede (que geralmente são mais do que um) ficam centralizados em um mesmo local, o que facilita a tarefa do administrador do servidor. Backup ao centralizar serviços de rede como um servidor de arquivos, e- mail e banco de dados, tem-se a facilidade de administrar as cópias de segurança (backup), pois todos os serviços, diretórios e arquivos estão centralizados em uma única máquina e não espalhadas por diferentes computadores em uma rede. Acesso remoto um servidor pode e, geralmente, tem implementado o serviço de acesso remoto. Dessa forma, usuários podem acessar servidores de uma empresa, por exemplo, de qualquer lugar que tenha acesso à internet, seja em casa, numa praça, etc., como se estivessem na mesma rede local (SILVA, 2010).

10 Tipos de servidores e serviços de rede Servidores em uma rede de computadores podem executar diferentes serviços em uma mesma máquina física (computador), sendo que, dessa forma, uma única máquina pode prover diferentes serviços para os computadores conectados a essa rede. Existem, atualmente, diferentes tipos de servidores. Estes servidores são classificados conforme a tarefa que realizam, sendo os principais, listados a seguir: Servidor de arquivos tem a função de armazenar os dados que são compartilhados entre os diferentes usuários que compõe uma rede de computadores. Entre estes dados estão o armazenamento de arquivos (texto, planilhas e gráficos). Os programas que manipulam os arquivos são instalados e executados individualmente em cada uma das máquinas, não no servidor, que neste caso é responsável por gerenciar eventuais acessos simultâneos.

11 Servidor de impressão um servidor de impressão processa os pedidos de impressão solicitados pelos usuários da rede e gerencia a ordem de impressão em caso de pedidos simultâneos (prioridades podem ser implementadas, caso necessário). Cotas de impressão podem ser implementadas como forma de limitar a quantidade de páginas impressas por usuários. Servidor de aplicações é responsável por executar aplicações cliente/servidor, como por exemplo, um banco de dados. Os clientes enviam pedidos ao servidor, que o processa e devolve os dados para serem exibidos em aplicações cliente. A vantagem deste tipo de serviço é que vários usuários podem utilizar uma aplicação ao mesmo tempo. Servidor de responsável pelo armazenamento, processamento de envio e recepção de mensagens eletrônicas ( ).

12 Servidor de backup responsável por executar, armazenar a atualizar cópias de segurança dos dados armazenados no servidor. Servidor WEB também conhecido como servidor de hospedagem, armazena as páginas dos usuários que ficarão disponíveis na internet, para acesso pelos clientes via browsers. Vale salientar que muitas vezes um servidor WEB está ligado a outros serviços do servidor como banco de dados, servidores de aplicações server-side, entre outros. Servidor de DNS estes servidores fazem a tradução dos endereços digitados nas URLs dos browsers em endereços IP e vice-versa. Este servidor exerce uma tarefa de extrema relevância para as redes de computadores, pois sem eles, cada vez que acessássemos um site, por exemplo, teríamos que digitar seu endereço IP correspondente.

13 Servidor proxy um proxy pode exercer diferentes tipos de serviços a uma rede de computadores. Em geral um proxy está associado a cache, que nada mais é do que o armazenamento local no servidor das páginas da internet mais visitadas. Dessa forma, cada vez que um novo usuário acessar um site já acessado anteriormente, o servidor retornará para este usuário a página armazenada no cache local do servidor, o que se torna muito mais rápido do que abrir uma nova conexão e buscar os dados novamente em um servidor externo. Servidor de FTP um servidor de FTP (File Transfer Protocol) também conhecido como protocolo de transferência de arquivos tem a função de disponibilizar aos usuários de uma rede um espaço no disco rígido, onde é possível enviar arquivos (upload) ou baixar arquivos (download), através de um endereço específico.

14 Servidor de virtualização bastante utilizado atualmente como forma de reduzir o número de servidores físicos em uma rede de computadores, um servidor de virtualização permite a criação de várias máquinas virtuais em um mesmo computador servidor. Assim, pode-se ter em uma mesma rede, diferentes servidores separados, em um mesmo equipamento, fazendo com que dessa maneira, tenha-se uma maior eficiência em termos de energia desprendida a estes serviços, sem prejudicar as funcionalidades de vários sistemas operacionais, sendo executados em mesmo local físico (MORIMOTO, 2008b).

15 Tipos de sistemas operacionais de servidores Quanto aos softwares utilizados como sistemas operacionais para um servidor em uma rede de computadores, tem-se diversas opções, sendo que algumas delas são soluções pagas (comerciais) e outras livres (quanto a utilização, modificação e alteração). Os sistemas operacionais para servidores mais utilizados são basicamente os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.

16 Os principais sistemas operacionais para servidores:

17 SNMP O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol), ou Protocolo Simples de Gerência de Rede tem a função de monitorar as informações relativas a um determinado dispositivo que compõe uma rede de computadores. É através do protocolo SNMP que podemos obter informações gerais sobre a rede como: placas, comutadores, status do equipamento, desempenho da rede, entre outros. A obtenção destas informações é possível graças a um software denominado agente SNMP presente nos dispositivos de rede, que extrai as informações do próprio equipamento, enviando os mesmos para o servidor de gerenciamento. Este por sua vez recebe as informações, armazena e analisa.

18 DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol

19 Problema Você precisa configurar 100 computadores com a configuração IP, mas sem DHCP. Não lhe resta alternativa além de configurar manualmente cada um dos computadores individualmente. Além disso, também é preciso documentar a configuração IP de cada cliente e realizar uma modificação na configuração IP dos clientes e ainda reconfigurar manualmente cada um dele

20 Principais parâmetros que devem ser configurados para que o protocolo TCP/IP funcione em uma máquina: Número IP; Máscara de sub-rede; Gateway Padrão Número IP de um ou mais servidores DNS

21 Em uma rede com centenas e até mesmo milhares de estações de trabalho, configurar o IP em cada estação se torna uma tarefa bastante trabalhosa. Sempre que houver mudanças, a reconfiguração terá que ser feita manualmente em todas as estações de trabalho. Possibilidade de erros de configuração: Digitação do endereço IP Digitação da máscara de sub-rede DHCP: criado para facilitar a configuração e administração do protocolo TCP/IP em uma rede com um grande número de máquinas

22 Com a instalação de um servidor DHCP é possível fazer com que os computadores e demais dispositivos de uma rede obtenham automaticamente configurações de TCP/IP. Com o uso do DHCP a distribuição de endereços IP e demais configurações do TCP/IP é automatizada e centralizada gerenciada. Escopo: faixas de endereços IP criadas pelo administrador, e que serão distribuídas pelo servidor DHCP. Para cada escopo também podem ser configurados outros parâmetros (IP do gateway, máscara de sub-rede e servidor DNS).

23 Exemplo: Alteração do IP do servidor DNS computador01 IP: DNS: Gateway: computador02 IP: DNS: Gateway: computador03 IP: DNS: Gateway: computador04 IP: DNS: Gateway: computador05 IP: DNS: Gateway: Ethernet Servidor DNS IP: Gateway IP: Servidor DHCP Configuração do DHCP Faixa de endereços: Máscara: DNS: Internet

24 Exemplo: Alteração do IP do servidor DNS computador01 IP: DNS: Gateway: computador02 IP: DNS: Gateway: computador03 IP: DNS: Gateway: computador04 IP: DNS: Gateway: computador05 IP: DNS: Gateway: Ethernet Endereço IP do servidor DNS foi alterado para Servidor DNS IP: Gateway IP: Internet Servidor DHCP

25 Exemplo: Alteração do IP do servidor DNS computador01 IP: DNS: Gateway: computador02 IP: DNS: Gateway: computador03 IP: DNS: Gateway: computador04 IP: DNS: Gateway: computador05 IP: DNS: Gateway: Ethernet Após reinicialização, as máquinas obterão automaticamente o novo DNS através do DHCP Servidor DNS IP: Gateway IP: Internet Servidor DHCP Configuração do DHCP Faixa de endereços: Máscara: DNS:

26 Termos utilizados no DHCP Servidor DHCP: é um servidor com Windows Server onde foi instalado e configurado o serviço DHCP. Cliente DHCP: é qualquer dispositivo de rede capaz de obter as configurações de TCP/IP a partir de um servidor DHCP. Escopo: intervalo consecutivo completo dos endereços IP possíveis para uma rede. Intervalo de exclusão: seqüência limitada de endereços IP dentro de um escopo, excluído dos endereços que são fornecidos pelo DHCP: Ex.: dentro da faixa a (rede /máscara ), é criada uma faixa de exclusão de a

27 Pool de endereços: Endereços remanescentes após a definição do escopo DHCP e intervalo de exclusão: No exemplo anterior o pool de endereços é formado pelos endereços de a , mais os endereços de a Concessão: período de tempo especificado por um servidor DHCP durante o qual um computador cliente pode utilizar um endereço IP que ele recebeu do servidor DHCP Reserva: concessão de endereço permanente pelo servidor DHCP, assegurando que um dispositivo de hardware especificado na sub-rede possa utilizar sempre o mesmo endereço IP

28 Processo de concessão inicial Rede Cliente DHCP Cliente envia uma mensagem conhecida como DHCPDiscover para todos da rede (broadcast) Descoberta de um servidor DHCP (DHCPDiscover) Servidor DHCP O formato desta mensagem é específico, sendo reconhecido apenas pelo servidor DHCP

29 Processo de concessão inicial Rede Cliente DHCP Servidor DHCP Oferta de concessão IP (DHCPOffer) O servidor DHCP ouve a mensagem DHCPDiscover enviada pelo cliente e responde com a oferta de um endereço IP e demais configurações, como máscara de sub-rede, gateway e DNS Mensagem conhecida como DHCPOffer

30 Processo de concessão inicial Rede Cliente DHCP Oferta aceita (DHCPRequest) Servidor DHCP Assim que a mensagem DHCPOffer é recebida, o cliente seleciona o endereço oferecido respondendo ao servidor com uma solicitação de DHCP DHCPRequest, informando que a oferta foi aceita Esta mensagem é enviada em broadcast, pois o cliente ainda não possui as configurações do protocolo TCP/IP

31 Processo de concessão inicial Rede Cliente DHCP Reconhecimento de DHCP (DHCPAck) Servidor DHCP Após receber a mensagem DHCPRequest do cliente, o servidor DHCP envia uma mensagem de reconhecimento de DHCP ( DHCPAck ), aprovando a concessão.

32 Processo de concessão inicial Rede Cliente DHCP Servidor DHCP Depois de receber o DHCPAck do servidor DHCP, o cliente configura suas propriedades de TCP/IP utilizando as informações enviadas pelo servidor DHCP, na mensagem DHCPOffer

33 Processo de concessão inicial Quando um cliente DHCP é desligado e reinicializado (na mesma subrede), ele geralmente obtém uma concessão para o mesmo endereço IP que tinha antes do desligamento. Depois da metade do tempo de concessão do cliente ter decorrido, o cliente tenta renovar a concessão com o servidor DHCP

34 Processo de renovação de concessão Rede Cliente DHCP Solicitação de DHCP (DHCPRequest) Servidor DHCP O cliente envia uma mensagem DHCPRequest diretamente ao servidor que anteriormente havia efetuado a concessão (pois agora o cliente tem um endereço IP e sabe o endereço IP do servidor DHCP), para renovar e estender a concessão de endereço atual

35 Processo de renovação de concessão Rede Cliente DHCP Reconhecimento de DHCP (DHCPAck) Servidor DHCP Se o servidor DHCP original estiver ativo, ele envia uma mensagem DHCPAck, o que significa que a concessão atual foi renovada Se quaisquer informações tiverem sido alteradas desde que o cliente obteve a concessão da primeira vez, o cliente atualiza a configuração

36 Processo de renovação de concessão Rede Cliente DHCP Descoberta de um servidor DHCP (DHCPDiscover) Servidor DHCP Se o cliente não conseguir se comunicar com o servidor DHCP original, o cliente tenta renovar a concessão atual com qualquer servidor DHCP disponível, enviando um DHCPDiscover em broadcast

37 Processo de renovação de concessão Rede Cliente DHCP Oferecimento de DHCP (DHCPOffer) Servidor DHCP Se um servidor responder com um DHCPOffer para atualizar a concessão atual, o cliente poderá renovar a concessão baseada na oferta do servidor DHCP, e continuar operando normalmente na rede

38 Processo de renovação de concessão

39 Processo de concessão Exercício 1: Como adicionar o serviço de Servidor DHCP? Para adicionar um servidor DHCP, você deverá instalar o Serviço de DHCP em um computador executando o Microsoft Windows Server Antes de adicionar o serviço de Servidor DHCP: Verifique se a configuração IP no servidor está correta. Verifique se a configuração IP do servidor contém um endereço IP estático e uma máscara sub-rede em ambientes roteados de um gateway padrão. Verifique se a conta do usuário tem as permissões corretas.

40 Exemplo de uma topologia Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

41 Processo de concessão Instructions: 1. Start Packet Tracer using Realtime mode. Options -> Preferences Enable Show Link Lights Disable Hide Device Label

42 Configuring the DHCP Server Add a server. Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

43 Configuring the DHCP Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Global Settings: Change the Display Name to DHCP Server Set the Gateway to

44 Configuring the DHCP Server FastEthernet: Set the IP address to Set the Subnet Mask to Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

45 Configuring the DHCP Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP HTTP: Set HTTP Service and HTTPS Service to Off

46 Configuring the DHCP Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP DHCP: Set the Default Gateway to Set the DNS Server to Set the Start IP Address to

47 Configuring the DHCP Server DNS: Set the Service to Off Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

48 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Configure Two Client Computers using DHCP Add two client computers. Global Settings: Change the Display Names to Dynamic 1 and to Dynamic 2 respectively Set the Gateway/DNS to DHCP

49 Configure Two Client Computers using DHCP Add two client computers. FastEthernet: Set the IP Configuration to DHCP Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

50 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Adding switches Add two switches. Connect the servers to one switch using a straight-through cable. Connect the client computers to the other switch using a straight-through cable. Interconnect the two switches using a crossover cable.

51 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Verify connectivity Ping (ICMP) From a client computer use the Desktop Command prompt to ping the other client computers and the servers. Example: From the Dynamic 1 client, C> ping O primeiro ou segundo ping pode falhar, mas você deve receber uma resposta sobre os pings posteriores. Isto é devido ao ping atingir o tempo limite enquanto o processo de ARP acontece (mais tarde).

52 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

53 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

54 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

55 Configuring the DNS Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Add a server. Global Settings: Change the Display Name to DNS Server Set the Gateway to

56 Configuring the DNS Server FastEthernet: Set the IP address to Set the Subnet Mask to Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

57 Configuring the DNS Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP HTTP: Set HTTP Service and HTTPS Service to Off DHCP: Set the Service to Off

58 Configuring the DNS Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP DNS: Entering the Domain Name Enter for the Domain Name Enter for IP Address Click Add

59 Configuring the DNS Server DNS: Entering the Domain Name Enter for the Domain Name Enter for IP Address Click Add Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

60 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

61 Servidor Web Apache (http) O Apache é um servidor Web gratuito fonte aberta robusto altamente confiável configurável extensível

62 Servidor Web O grande propósito de um servidor WEB é receber e processar requisições via protocolo HTTP. Inicialmente o objetivo era servir páginas estáticas. Depois surgiram as páginas dinâmicas e interativas.

63 Configuring the Web Server Processo de concessão Add a server. Global Settings: Change the Display Name to Web Server: Set the Gateway to

64 Configuring the Web Server FastEthernet: Set the IP address to Set the Subnet Mask to Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

65 Configuring the Web Server DHCP: Set the Service to Off Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP DNS: Set the Service to Off

66 Configuring the Web Server Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP HTTP Change the sentence,


welcome to Packet Tracer 5.0, the best thing since... Packet Tracer 4.0. to
Welcome to Tsrb's public web page! You may add other information as well.

67 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

68 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Configuring the Web Server Add a server. Global Settings: Change the Display Name to Web Server: Set the Gateway to

69 Configuring the Web Server FastEthernet: Set the IP address to Set the Subnet Mask to Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

70 Configuring the Web Server DHCP: Set the Service to Off Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP DNS: Set the Service to Off

71 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Configuring the Web Server HTTP Change the sentence,


welcome to Packet Tracer 5.0, the best thing since... Packet Tracer 4.0. to
This is the corporate internal network! You may add other information as well.

72 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

73 Configure One Client Computers using Static IP Addressing Add one client computers. Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Global Settings: Change the Display Name to Static Set the Gateway/DNS to Static Set Gateway to Set the DNS Server to

74 Configure One Client Computers using Static IP Addressing FastEthernet: Be sure the configuration is set to Static Set the IP address to Set the Subnet Mask to Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

75 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

76 Verify connectivity Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Ping (ICMP) From a client computer use the Desktop Command prompt to ping the other client computers and the servers. Example: From the Dynamic 1 client, C> ping

77 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP Web Browser (HTTP) On the client computers use the Desktop Web Browser, enter the URLs of the Web Servers and You should see the web pages that you created on these servers

78 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

79 Aplicação: DHCP, DNS, and HTTP

80 Exercícios 1 Qual a diferença entre redes peer-to-peer e cliente servidor? 2 Quais as principais características de um servidor? 3 Quais são os tipos de servidores mais utilizados? 4 Como ocorre a requisição de um endereço IP em um servidor DHCP? 5 Para uma rede de computadores qual procedimento para a configuração de servidores DNS, DHCP e HTTP?

Leave a Comment