10 coisas para avaliar em um notebook antes de comprar

Melhor notebook para trabalho: 15 modelos profissionais para comprar

Melhor notebook para trabalho: 15 modelos profissionais para comprar Um notebook para trabalho precisa ser rápido e eficiente para acompanhar as suas atividades nos dias corridos. Veja indicações de notebook profissional Redação - Buscapé 13 min. de leitura

13 min. de leitura Publicado 17/12/2021 e atualizado 18/11/2022

Usar um notebook para trabalho é mais prático do que utilizar um desktop. Além de poupar espaço em uma mesa pequena no escritório, você pode carregá-lo para viagens ou para o home office. Felizmente, alguns dos melhores notebooks do mercado também são ótimas escolhas para trabalhar e estudar.

Para ajudar você a escolher o modelo ideal, nós preparamos esta lista que inclui não apenas os melhores notebooks para trabalho, como também descrições detalhadas sobre cada computador. Então, se está em busca de um notebook profissional para este ano, confira as nossas dicas e indicações.

Vale mencionar que este artigo é atualizado ao longo do ano para adicionar novas opções. Então, se ainda estiver na dúvida, é só voltar depois.

Notebook para trabalho e estudo: qual o mais indicado?

O melhor notebook para trabalho e estudo é o MacBook Air com chip M1, da Apple. Apesar de não ser barato, esse modelo tem o melhor custo-benefício de hoje em dia por unir ficha técnica excelente, design de alta qualidade e durabilidade. O computador da Maçã dura facilmente por anos sem precisar de upgrade.

Como escolhemos qual o melhor notebook para trabalho?

Um notebook para trabalho é útil para usar tanto no escritório quanto no home office (Foto: Shutterstock)

O melhor notebook para trabalho varia dependendo do profissional e da área de atuação. No entanto, algumas características em comum nos ajudam a selecionar modelos que combinam com várias atividades. Um ponto que todos podemos concordar é que velocidade é o essencial.

Por conta disso, ter um armazenamento SSD é indispensável para ligar o notebook, abrir o sistema operacional e os programas em poucos segundos. Uma boa memória RAM também entra como necessidade para poder manter vários softwares e abas de navegador abertos sem risco de travamento.

Da mesma forma, o processador deve ter uma capacidade razoável para manter tudo funcionando. Não precisa ser de ponta, mas a maioria dos que escolhemos são, no mínimo, intermediários. Ainda assim, e considerando que computadores são itens caros e nem todos podem investir em um modelo intermediário, começamos a lista com algumas exceções, que incluem processadores básicos, mas irão servir para trabalhos que não exigem muito.

Também ficamos de olho na quantidade de entradas USB ou HDMI, principalmente para quem quer conectar diversos periféricos, monitores e pendrives, por exemplo. Ter entrada de cabo de rede permite usar internet cabeada ao vez do Wi-Fi para menos problemas de conexão, o que é útil, mas não chega a ser um critério eliminatório. Se o seu Wi-Fi não é dos melhores, no entanto, recomendamos que dê preferência para os modelos com entrada para internet cabeada.

A portabilidade também pode ser um critério para aqueles que precisam levar o notebook profissional para todo canto. São pontos extras importantes de se considerar ao escolher qual o melhor notebook para trabalho. Por isso, também colocamos alguns modelos pequenos e leves para facilitar a vida de quem trabalha fora.

Em contrapartida, a placa de vídeo dedicada é um exemplo de recurso que depende do profissional. Se você quer um notebook apenas para usar planilhas e internet, não é algo de que precise. Mas, se você faz edição de vídeo ou usa softwares de arquitetura, por exemplo, vai precisar de uma placa de vídeo dedicada, além de mais RAM, um processador melhor e uma tela de qualidade. Por isso, temos opções tanto com placa de vídeo integrada, quanto dedicada.

Se você tem uma atividade que exige mais do notebook para trabalho, sugerimos ver também outras listas mais específicas, como:

Agora, é a hora dos modelos. Vamos conferir?!

Samsung Book Np550XDA-KV3BR

O Samsung Book modelo NP550XDA-KV3BR é ideal para rotinas básicas de trabalho, mas pode deixar a desejar para os usuários de programas pesados. Bom para navegar na internet, responder e-mails e utilizar softwares básicos. Podemos dizer que a sua tela é um dos maiores destaques, com resolução Full HD, antirreflexiva e de 15,6 polegadas.

Com relação ao processamento, é equipado com o Intel Core i3 da 11º geração, que é uma opção bem básica, com apenas dois núcleos e quatro threads. Isto somado a uma memória RAM de apenas 4GB e um SSD de 256GB.

Sobre conectividade, o modelo conta com uma variedade de entradas, ao todo são sete portas. Uma entrada para internet cabeada, uma porta HDMI, duas USB-A, uma USB-C, uma entrada para plug de áudio e uma porta Micro SD.

Destaques desse notebook para trabalho

Possui SSD de 256GB;

Várias opções de conectividade;

Facilidade em realizar upgrades.

Vaio FE14 VJFE42F11X-B2891H

O Vaio FE14 VJFE42F11X-B2891H é um notebook para trabalhos mais simples, que conta com o processador Core i3 10110U, chip Intel de 10ª geração. Ele tem poder de processamento que não deixa nada a desejar para quem quer rodar programas como os do Pacote Office e navegar com tranquilidade na internet.

Ele também conta com 8GB de RAM, o que favorece o potencial de multitarefas e com armazenamento SSD de 256GB. São três entradas USB, uma Ethernet RJ-45 e uma saída HDMI para ligar o dispositivo a uma TV. Há ainda Wi-Fi integrado e Bluetooth. A autonomia da bateria é de até sete horas, de acordo com a fabricante.

A tela é Full HD, de 14 polegadas. O tamanho é ideal para quem quer um modelo que facilite a portabilidade. O Vaio FE14 tem 1,5Kg e dimensões compactas, bem fácil de levar em qualquer mochila. Esse é um notebook que já vem com o Windows 11.

Destaques desse notebook para trabalho

8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB;

Autonomia de bateria de até sete horas;

Tamanho compacto que favorece a portabilidade.

Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100

O IdeaPad 3 82MFS00100 é um dispositivo bem compacto e ideal para quem precisa transportar o notebook. Se você prioriza a mobilidade, esse modelo é para você. É um notebook para trabalho intermediário com desempenho satisfatório.

Possui 8GB de memória RAM, 256GB de armazenamento SSD e processador Ryzen 5, que entrega praticamente a mesma potência do Intel Core i5. Somado a esses componentes, tem uma placa de vídeo integrada, AMD Radeon RX Vega 7, que entrega uma performance excelente para as diversas atividades essenciais de trabalho.

Esse modelo possui sistema operacional Linux direto de fábrica. A tela é de 15,6 polegadas, sendo antirreflexiva e com resolução Full HD, o único ponto que deixa a desejar é ter painel TN, que pode distorcer as cores conforme o ângulo de visão.

Destaques desse notebook para trabalho

8GB de memória RAM;

256GB de armazenamento SSD;

Placa de vídeo integrada.

Asus X515JA-EJ1792W

O Asus X515JA-EJ1792W é um notebook bom para trabalho, voltado para pessoas que não utilizam softwares muito exigentes. Graças ao conjunto de hardware com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e SSD de 256GB, o computador consegue rodar navegadores web, programas de edição de imagem e qualquer suite de produtividade disponível no mercado.

Porém, não espere muito poder de fogo dessa máquina. Ela não é suficiente para editar vídeos em resoluções muito altas, trabalhar com modelagem em 3D ou softwares de engenharia, pois não conta com placa de vídeo dedicada.

Esse notebook para trabalho da Asus é fino e leve, sendo ideal para carregar na mochila sem muitos problemas. No sistema operacional, o computador já conta com o mais recente Windows 11 instalado de fábrica.

Destaques desse notebook para trabalho

8GB de memória RAM;

Processador Intel Core i5 de 10ª geração;

Windows 11 instalado de fábrica.

Asus X515JF-EJ360T

Um processador Intel Core i5 1035G1 da 10ª geração já é bem bacana no notebook, mas fica melhor ainda quando acompanhado por uma placa de vídeo dedicada. No caso do Asus X515JF-EJ360T, essa GPU é a GeForce MX130, um modelo básico, mas que já dá mais poder de processamento gráfico para o sistema.

A tela é NanoEdge Full HD de 15,6 polegadas, com bordas bem finas. Esse tipo de painel oferece uma experiência excelente para o trabalho do dia a dia e também para quem curte assistir filmes e séries no notebook nas horas de lazer.

Há ainda uma unidade SSD de 256GB para o armazenamento e 8GB de RAM. Em relação à conectividade, são três portas USB, uma HDMI e saída para áudio. Há ainda o Wi-Fi integrado e o Bluetooth para conectar periféricos sem a necessidade de cabos.

Destaques desse notebook para trabalho

Placa de vídeo dedicada que melhora o processamento gráfico;

8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB;

Tela oferece boa experiência visual.

Acer Aspire 5 A515-45-R760

Investindo um pouco mais dá para ter um bom ganho de desempenho. Essa é a promessa do Acer Aspire 5 A515-45-R760, que conta com o processador AMD Ryzen 7 5700U, um chip octacore de bom nível, com um clock que vai de 1.8GHz a 4.3GHz. O conjunto de memórias é similar ao do modelo anterior, com 8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB. Se o usuário quiser uma maior capacidade de armazenamento, há a opção da instalação de um HD de até 2TB em um slot livre.

O design é bonito, com a tampa em metal e textura de alumínio escovado. A tela é de 15,6 polegadas, com resolução Full HD, o que significa uma experiência de imagens rica e que fica ainda melhor com a tecnologia ComfyView, que otimiza a luminosidade. O peso é de 1,7Kg, que não é dos mais baixos, mas ainda assim permite que o notebook seja levado para o trabalho ou a sala de aula sem muitos problemas.

Destaques desse notebook para trabalho

Bom desempenho para tarefas básicas;

8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB;

Tela oferece uma boa experiência visual.

Acer Aspire 3 A315-56-304Q

Mais um modelo equipado com i3 na nossa lista (no caso, o Intel Core i3 1005G1, de 10ª geração), o Aspire 3 A315-56-304Q é um notebook Acer que se destaca por ter um armazenamento mais robusto do que os modelos que você viu aqui em cima.

A memória SSD é de 512GB, o que significa um bom espaço para quem costuma guardar arquivos no notebook. A RAM é de 8GB, boa para quem trabalha com vários programas abertos ao mesmo tempo.

O Acer Aspire 3 A315-56-304Q tem uma tela de 15,6 polegadas, tamanho ideal para quem gosta de assistir a vídeos e filmes, complementado pela resolução Full HD. A taxa de atualização é de 60Hz, suficiente para uso normal.

Quer descobrir qual o modelo do seu notebook ? Veja alguns métodos

Destaques desse notebook para trabalho

Capacidade de armazenamento SSD de 512GB;

Memória RAM de 8GB;

Tela de 15,6 polegadas tem mais espaço para visualizar as tarefas.

Acer Aspire 5 A515-54-57CS

Tá certo que essa é uma lista de computadores para trabalho, mas não faz mal nenhum que o modelo também tenha um desempenho suficiente para rodar alguns jogos, né? Esse é o caso do Aspire 5 A515-54-57CS, um notebook intermediário da Acer capaz de rodar games que não exigem placa de vídeo dedicada.

Ele conta com o processador i5 10300H, de décima geração e a placa de vídeo integrada. As memórias são de 8GB (RAM) e 256GB (unidade SSD para armazenamento). A tela é Full HD, com 15,6 polegadas de tamanho, sendo ótima para filmes e séries, apesar de ter a frequência de “apenas” 60Hz.

O sistema operacional é o Windows 11, que é bem leve e favorece o desempenho, além de ter um bom custo-benefício.

Destaques desse notebook para trabalho

Tela de 15,6 polegadas tem mais espaço para visualizar as tarefas;

Sistema operacional Windows 11.

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

O Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR é um dos melhores notebooks para trabalho entre os modelos intermediários. Seu conjunto de hardware é bastante atualizado, incluindo processador Intel Core i5 de 11ª geração. Entretanto, o computador vem com Windows 10 instalado de fábrica, sendo que já podia ter o Windows 11 disponível a essa altura do campeonato.

De resto, o Samsung Book traz 8GB de memória RAM e SSD de 256GB — componentes suficientes para rodar a maioria dos softwares de produtividade disponíveis no mercado. Por não ter placa de vídeo dedicada, esse computador não é indicado para tarefas de renderização ou edição de vídeo.

Com apenas 1,81kg, o notebook é fácil de ser carregado para qualquer lugar. O ponto fraco é a tela com painel com pouco brilho e ângulo de visão limitado.

Destaques desse notebook para trabalho

Processador Intel Core de 11ª geração;

Apenas 1,81kg;

Memória RAM de 8GB expansível até 32GB.

Dell G15-i1000-M20P

Outro notebook gamer interessante para usar no trabalho é o Dell G15-i1000-M20P. Seu maior destaque é a placa de vídeo dedicada GTX 1650 que, apesar de básica, entrega desempenho gráfico adicional para rodar programas de edição de vídeo e renderização 3D. Esse modelo é ideal para designers e arquitetos que buscam um computador com GPU, mas não podem pagar muito dinheiro.

Além da placa de vídeo, esse Dell G15 conta com processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM. Além de trabalhar, o computador ainda aguenta bem alguns jogos para se divertir no tempo livre. O sistema operacional de fábrica é o Windows 11.

Há, porém, um problema com esse notebook: usuários costumam criticar o sistema de resfriamento. Se o computador esquenta demais, ele tem seu desempenho cortado. Por isso, é recomendado adquirir um suporte com ventoinhas para acompanhar esse modelo.

Destaques desse notebook para trabalho

Placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650;

Processador Intel Core i5 de 10ª geração na versão de alto desempenho;

Windows 11 instalado de fábrica.

Dell G15-a0500-MM10P

O Dell G15 também tem o modelo G15-a0500-MM10P, com hardware muito mais atualizado. A placa de vídeo é uma GeForce RTX 3050, que conta com suporte às tecnologias de Ray Tracing e DLSS da Nvidia. O processador também é bastante recente, sendo um Ryzen 5 5600H, na versão de alto desempenho.

Com esse conjunto de hardware, esse notebook é recomendado para rodar programas mais exigentes, como softwares de renderização e modelagem 3D, assim como editores de vídeo. Além disso, o computador consegue rodar até mesmo jogos mais atuais, em configurações gráficas mais baixas.

Assim como o modelo anterior, há relatos de problemas envolvendo a temperatura do notebook. Por isso, ainda recomendamos adquirir uma mesa com ventoinhas para melhorar o resfriamento dos componentes.

Destaques desse notebook para trabalho

Placa de vídeo dedicada RTX 3050;

Processador Ryzen 5 5600H na versão de alto desempenho;

Windows 11 instalado de fábrica.

Asus VivoBook 15 X513EA-EJ3011W

O processador do Asus VivoBook 15 X513EA-EJ3011W chama a atenção. É o Intel Core i7 1165G7, um chip de 11ª geração e de alto desempenho. Mas, esse não é o único destaque desse modelo. A memória RAM tem 16GB, o que eleva bastante o desempenho. O armazenamento SSD é de 512GB. O conjunto de componentes indica um desempenho bem acima do básico, mesmo sem uma placa de vídeo dedicada. A tela é NanoEdge, com resolução Full HD e tamanho de 15,6 polegadas. O painel ocupa 85% de toda a parte frontal, graças às molduras ultrafinas.

Além das boas configurações, o modelo conta com a tecnologia de Desempenho Inteligente AIPT, que, segundo a Asus, é capaz de aumentar até 40% o desempenho total do notebook. Ótimo para quem não abre mão da performance na hora do trabalho.

Destaques desse notebook para trabalho

Processador de alto desempenho;

Memória RAM de 16GB;

Armazenamento SSD de 512GB;

Tecnologia para otimizar a performance.

MacBook Apple Air A2337 M1

O MacBook Apple Air A2337 M1 é o primeiro representante da Apple na lista, com sistema operacional macOS. O modelo usa um processador exclusivo, o Apple M1. Este processador é poderoso e capaz de rodar até softwares pesados de trabalho, mesmo sem placa de vídeo dedicada. Especialmente softwares exclusivos para computadores Apple.

A memória RAM tem 8GB e o armazenamento em SSD tem 256GB, não foge do padrão, ambos são soldados e não permitem expansão. A tela tem 13,3 polegadas, é pequena, mas ideal para carregar. A resolução é de 2560x1600 pixels, uma medida menos comum, mas com qualidade acima do Full HD. É uma tela retina típica da Apple com painel IPS, que garante boas imagens.

Em relação ao teclado, ele é iluminado, mas segue o padrão americano, em vez do ABNT2. Ou seja, você não terá a tecla do “ç”, e alguns acentos e pontuações estão em posições diferentes. Por ser um notebook para trabalho pequeno, o MacBook Apple Air A2337 M1 é leve e pesa cerca de 1,2kg. Para conectar periféricos, existem apenas duas entradas USB-C e não há entrada de cabo de rede. Para reuniões e chamadas de vídeo pelo WhatsApp Web, você pode usar a webcam de 720p.

Destaques desse notebook para trabalho

Permite usar softwares exclusivos e conectar outros dispositivos da marca;

Tem processador potente para abrir softwares de trabalho;

Notebook leve e portátil para carregar;

Tela de retina da Apple com painel IPS e resolução acima do Full HD;

O teclado é retroiluminado e bom para lugares escuros.

Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-75WH

Entre os modelos gamer, o Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-75WH é um dos melhores notebooks para trabalhar atualmente. Apesar da placa de vídeo ser uma GTX 1650, com desempenho mais fraco, o processador compensa sendo um Intel Core i7 de 10ª geração na versão de alto desempenho. Devido ao chip mais forte, esse computador lida melhor com multitarefa e softwares que exigem mais processamento que desempenho gráfico.

Os notebooks gamer da Acer costumam ter sistema de ventilação melhor, o que ajuda a manter o desempenho em níveis mais altos. Para conseguir isso, o computador conta com visual mais parrudo que não passa despercebido nos escritórios. Além disso, ele tem detalhes bastante chamativos na cor vermelha.

Um destaque desse modelo é a tela grande de 17,3 polegadas que permite visualizar muitas janelas ao mesmo tempo. Contudo, isso faz com que o notebook não caiba em qualquer mochila.

Destaques desse notebook para trabalho

Tela de 17,3 polegadas;

Placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650;

Processador Intel Core i7 de 10ª geração.

Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR

O Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR é um dos melhores notebooks para trabalho voltado aos profissionais mais exigentes. Esse modelo tem um processador Intel Core i7 1165G7 e não conta com placa de vídeo dedicada. Por isso, ele até pode ser usado em edições leves, mas renderizações mais complexas podem engasgar.

O destaque do desempenho está na memória RAM de 16GB, perfeita para profissionais multitarefas. Já os 512GB de armazenamento em um SSD dão espaço para mais projetos e softwares. A memória RAM é soldada, então não tem como expandi-la. O SSD pode ser trocado, mas não tem slot extra. Felizmente, com o poder que ele tem de fábrica, esse upgrade se faz menos necessário.

A tela é um show a parte, mesmo com o tamanho de 13,3 polegadas. Para começar, ela é touch e gira por completo para usar como tablet. O painel é IPS e Full HD. Seu maior destaque é a tecnologia Super AMOLED. Com um LED por pixel, as cores são mais exatas, os contrastes melhores e o preto mais intenso.

A webcam tem resolução 720p e o teclado tem iluminação. É um notebook para trabalho ultrafino que pesa 1kg e tem apenas três USB-C e leitor de cartão para conexão.

Saiba se os modelos de notebook Ultra da Multilaser valem a pena!

Destaques desse notebook para trabalho

Notebook para trabalho com processador i7 de ponta;

Tela touch vira 360º e funciona como tablet, além de ser IPS e usar Super AMOLED;

Vem com mais armazenamento para guardar mais arquivos;

Tem 16GB de RAM para não ter problema de sobrecarga de softwares;

Teclado é retroiluminado;

Notebook ultrafino e bem leve, pesando 1kg.

Encontre o menor preço e cashback com o Buscapé

Comprar pelo Buscapé pode ser uma experiência incrível, além de você ter a chance de encontrar o seu produto desejado com o menor preço, ainda pode receber parte do seu dinheiro de volta. Tire todas as suas dúvidas sobre o cashback e assista ao vídeo abaixo para saber como o cashback funciona e faça economia de verdade no Buscapé.

Afinal, o que um notebook precisa ter para ser bom?

Tempo de leitura: 6 minutos

Comprar um bom notebook nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto. Exige muita pesquisa e procura sobre as melhores configurações e funcionalidades.

Uma questão importante antes de começar a escolher o seu computador é pensar qual é o seu objetivo de uso para o equipamento. O que seria um notebook bom pode variar de acordo com o uso que cada um fará dele, por isso reflita sobre isso.

Se você apenas utilizar o notebook para funções básicas de digitação e e-mails, por exemplo, não é necessário investir em placas de vídeo potentes ou processadores mais caros. Já se vai usar programas pesados de edição de vídeos ou jogos, a situação muda.

Vamos conversar sobre as principais características que você precisa prestar atenção na hora de escolher um notebook e, assim, decidir o que é um bom equipamento para o seu uso.

Processador

Essa peça funciona como o cérebro do seu notebook, sendo responsável pela velocidade na qual os seus programas são executados. Um bom notebook precisa ter um processador compatível com o que será exigido dele. Eles encarecem bem o preço total do equipamento, por isso escolha de acordo com o objetivo de uso.

Usos simples do notebook, como textos e navegador de internet, serão plenamente satisfeitos com processadores intermediários. Já tarefas pesadas e mais complexas como jogos precisam de processadores mais potentes.

Existem, basicamente, duas marcas de processadores no mercado: Intel e AMD. A Intel, por exemplo, possui o modelo Core i3 como peça básica para usos muito simples. Já para usos intensos, possui os modelos Core i5, e mais avançados, Core i7 e i9.

Memória RAM

A Memória de Acesso Aleatório (RAM) é o espaço temporário usado pelo sistema operacional e pelos programas em uso, é como se fosse uma “memória de trabalho”. Quando a tarefa é finalizada essa memória é liberada e as informações salvas vão para o HD ou SSD.

Como memória de trabalho, um bom notebook precisa ter RAM suficiente para atender aos usos almejados. Quanto mais tarefas e programas forem utilizados ao mesmo tempo, mais será necessário memória RAM para que o equipamento consiga realizar.

O mínimo ideal para usar no notebook é 2 GB de memória RAM. Entretanto, o recomendável é que comece com pelo menos 4 GB ou 8 GB, para evitar muitos travamentos e proporcionar maior fluidez. É claro que quanto mais, melhor, porém o preço aumenta consideravelmente.

Existem modelos de notebook com memória RAM expansível. Isso é ideal para aumentar a capacidade posteriormente, em caso de usos mais intensos da máquina. Nosso site possui diversos modelos de memória RAM para atender suas necessidades, clique aqui para conhecer.

Armazenamento

Existem duas maneiras de armazenar informações no notebook: em um HD ou em um SSD. O SSD é consideravelmente mais rápido que os tradicionais HDs, por isso tenha preferência por esse tipo de produto.

É muito comum notebooks virem apenas com o HD instalado, mas pesquise se eles possuem a possibilidade de trocar a peça. Nesse caso, acesse nosso site clicando aqui e escolha entre os vários modelos que temos para dar o upgrade no seu notebook.

Existem opções de 120 GB, mas se você armazena muitas coisas no notebook o ideal é optar por SSDs com capacidade de 240GB ou superior. Isso irá evitar falta de espaço no futuro.

Chip Gráfico, o GPU

O chip gráfico costuma vir integrado ao processador na maioria dos notebooks disponíveis no mercado. Nesses casos, o modelo é mais básico e ideal para atividades gráficas mais simples e leves.

Para quem deseja rodar programas que exigem maior capacidade gráfica do notebook é necessário investir em um GPUs dedicadas, que são mais potentes e, também caras. Se for usar AutoCAD ou jogos avançados, por exemplo, é imperativo adquirir um chip gráfico superior.

Sistema operacional

Os sistemas operacionais mais conhecidos e utilizados, fora o MacOS, são o Linux e o Windows. Essa questão envolve preferências e usos, sendo possível encontrar bons notebooks com os dois sistemas.

O Linux possui a vantagem de baratear o custo do equipamento final, sendo um sistema de código aberto. Com ele é possível realizar a maioria das atividades que seriam realizadas no Windows, a única questão é o maior costume com o sistema da Microsoft. Logo, para a maioria dos usuários um bom notebook é acompanhado do Windows.

Tela

A tela é importante para a decisão final sobre um bom notebook, já que é pra ela que iremos olhar o tempo todo. A maioria dos modelos do mercado brasileiro são de 14 ou 15,6 polegadas, mas existem opções menores ou maiores do que essas.

A dimensão do monitor ideal depende de quem o utiliza. Geralmente quem precisa transportar o equipamento para muitos lugares e usá-lo em vários ambientes prefere modelos menores pela praticidade. Já os modelos maiores proporcionam melhor conforto visual, apesar de serem menos práticos.

Sobre a resolução, modelos HD costumam atender a maioria dos usuários. Entretanto, quando se opta por notebooks com telas maiores a resolução full HD ou superior é a mais indicada para proporcionar o melhor que o monitor pode entregar.

O melhor notebook depende do seu uso

Como já vimos, para um notebook ser considerado bom precisa atender com rigor todas as expectativas do seu usuário. Então todas as questões que levantamos precisam ser analisadas ao escolher o seu equipamento ideal.

Vale lembrar que, independentemente da maior ou menor potência em questão de configuração, investir em peças e notebooks de boa qualidade e de marcas confiáveis irá proporcionar maior durabilidade e resistência.

Nós podemos te ajudar

Depois de conhecer todas as características que irão dizer qual é o notebook ideal para você, acesse o nosso site clicando aqui para buscar os melhores equipamentos para o seu equipamento.

Também temos os melhores notebooks disponíveis no mercado, além de todas as peças e periféricos que você pode precisar para o uso e manutenção do seu equipamento. Nosso preço é super acessível e nossa entrega é rápida e eficiente.

Para aprender mais sobre o mundo da tecnologia acesse o nosso blog! Temos vários textos para te deixar sempre informado e por dentro dos novidades quando se trata de tecnologia.

10 coisas para avaliar em um notebook antes de comprar

Saber o que avaliar em um notebook, antes de realizar a compra, pode parecer uma missão complexa, principalmente se você não possui conhecimento aprofundado no assunto. Afinal, são tantos termos, números e modelos que dá para se perder. E quando tentamos perguntar aos vendedores (quando a compra é presencial), eles também não sabem te passar muitas informações.

Sabendo disso, o blog Dica Útil resolveu fazer uma lista com 10 coisas que você precisa avaliar em um notebook, antes de comprá-lo. Seguindo as nossas recomendações, com certeza você conseguirá fazer uma boa escolha. Vamos lá?

Verifique qual é a geração do processador

Não basta ser i3, i5 ou i7 (no caso da Intel). É preciso saber qual é a geração do processador, pois em MUITOS casos, a loja omite propositalmente essa informação. Atualmente, os processadores Intel estão na 12ª geração, mas há muitos notebooks de 2ª e 3ª geração sendo vendidos como se fossem de uma linha recente.

Pense nisso como um carro. Você pode comprar um Corolla do ano 2000 ou um 2022, ambos são Corollas, mas completamente diferentes.

Quando você esquece de verificar esse quesito, acreditando estar adquirindo um processador potente, corre o sério risco de comprar gato por lebre. Por isso, dê preferência à processadores das gerações mais recentes.

No caso dos processadores Ryzen (AMD), eles já estão na 4ª geração (Zen) e o desempenho é muito superior aos anteriores. Esse é o nosso primeiro item para se avaliar em um notebook.

Veja qual é o tipo de memória ram (DDR3, 4 ou 5)

Não basta saber se o notebook tem 4, 8 ou 16GB de memória ram. É preciso saber qual o tipo e a frequência que ela trabalha. Atualmente, o mais comum de se ver nas lojas (online e físicas) são memórias do tipo DDR3 e DDR4. Não se preocupe, iremos detalhar cada um desses termos para você.

Quais são os tipos de memória ram?

Atualmente, existem memórias DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5 (recém-lançada). O termo DDR (Double Data Rate) designa a tecnologia que a memória usa para processar os dados, e o número na frente é a geração da tecnologia usada. Quanto maior o número na frente, mais potente sua memória será para processar as atividades do seu notebook.

Quais são as frequências da memória ram?

A frequência da memória ram indica a velocidade máxima no qual os dados são transmitidos e armazenados, entre ela e o processador. Mais uma vez, quanto mais alta, melhor.

Para exemplificar, uma memória DDR3 pode trabalhar de 800 a 2.400MHz, enquanto uma memória DDR4 pode variar de 2.133MHz a 4.266MHz. Uma memória DDR5, ainda pouco disponível no mercado, pode chegar a incrível marca de 6.400MHz.

Saiba qual é o tipo de armazenamento (HD, SSD e/ou NVME)

A memória de armazenamento é onde seus programas serão instalados e seus arquivos ficarão guardados. No entanto, existem tipos diferentes de armazenamento: HD, SSD e NVME. Claro, iremos explicar cada tipo e mostrar o desempenho de cada uma, para que você possa avaliar em um notebook que esteja interessado(a).

O que é memória HD?

A memória de armazenamento HD, hoje em dia, se tornou quase como um disco de vinil dos computadores. Aproveitando a comparação, esse tipo de memória é LITERALMENTE um disco — só que de metal, que usa uma agulha para ler e escrever as informações. Sua velocidade de processamento varia de 150MB/s a 200MB/s. Por ser uma tecnologia mais antiga e lenta, os notebooks que possuem HD podem ser mais baratos, mas terão um desempenho inferior.

O que é memória SSD?

A memória de armazenamento SSD (Solid-State Drive) utiliza uma tecnologia eletrônica (flash) para armazenamento — semelhante à dos pen-drives. Diferente do HD, que é mecânico, o SSD possui um desempenho muito superior, podendo chegar à marca de 500MB/s. Existem vários tipos: SSD SATA, SSD M2 e SSD PCI Express.

O que é memória NVMe?

A memória de armazenamento NVMe (SSD NVMe) é uma espécie de melhoramento do SSD. Trata-se de uma memória volátil não expressa, onde a transferência de dados pode chegar à casa de 7.000MB/s (dependendo do modelo). Isso quer dizer que seus programas e jogos irão abrir em questão de segundos. Além disso, os notebooks com NVMe costumam ligar de 3 a 5 segundos. Claro, tanta velocidade irá impactar no preço do notebook, deixando a máquina mais cara.

Abaixo, podemos ver um comparativo entre o HD, SSD e NVMe, nos quesitos “Leitura” e “Escrita” de dados. A diferença é impressionante.

Confira se a placa de vídeo (processamento gráfico) é offboard ou onboard.

Se você utiliza o notebook para trabalho ou jogos, a placa de processamento gráfico é um dos itens mais importantes da sua máquina. Trabalhando em conjunto com o processador, memória ram e placa-mãe, a placa de vídeo irá acelerar a renderização dos gráficos. Atualmente, uma boa placa de vídeo para notebook possui entre 2 e 6 GB, dedicados à sua função.

E a placa de vídeo pode ser Offboard (separada do processador) ou Onboard (integrada ao processador).

A placa de vídeo integrada, na verdade, é um chip gráfico integrado ao processador. O sistema separa uma parte da memória ram para ser usada como memória de vídeo. Atualmente, os processadores das novas gerações trazem boas placas de vídeo integradas.

Já as placas de vídeo offboard é independente. Ela possui um processamento exclusivo para executar as questões gráficas. Atualmente, elas são consideradas melhores que as onboards, principalmente se você utiliza o notebook para trabalhar ou jogar.

Analise o tamanho e peso do notebook

Quem precisa levar o notebook para o trabalho ou faculdade, o peso e tamanho podem ser um problema. Geralmente, as pessoas dão preferência à notebooks menores e mais leves (a Apple acertou em cheio nisso). O problema é que, se o notebook é pequeno e potente, costuma ser caro. Se ele é pequeno e barato, costuma ser ruim. Por isso, nós recomendamos que você analise cada um dos pontos citados acima e encontre um meio termo, para que a sua máquina seja compacta e, ao mesmo tempo, potente. Ao final deste artigo, daremos algumas sugestões de notebook com bom custo-benefício.

Confira as avalições e comentários de quem já comprou

Se existe algo que ajuda o consumidor a tomar uma decisão certeira, certamente são as avaliações e comentários de quem já comprou. Nos depoimentos dos clientes, você pode conhecer nitidamente quais são os pontos positivos e negativos do notebook desejado, sem nenhuma interferência da loja. Leia o máximo que puder. Se possível, pesquise no Google a loja onde o produto está sendo vendido e veja também os comentários no site Reclame Aqui. Isso te ajudará a saber se aquela loja é confiável ou não… Ah, e não se assuste se você vir comentários muito negativos de um produto que parecia não ter defeitos.

Investigue se o modelo possui algum defeito crônico

Quando falamos de tecnologia, é normal que uma linha ou modelo específico de notebook tenha “defeitos crônicos”, que são aqueles que costumam aparecer em quase todos os exemplares, com o passar do tempo. Muitas vezes, esse problema crônico se manifesta em uma mudança de cor da tela, superaquecimento, falhas na bateria ou até mesmo “pane geral”. Quando um modelo de notebook apresenta tal problema, geralmente sai de linha e não é mais produzido. Por isso, veja se o modelo desejado ainda é produzido e veja se ele mantém um bom funcionamento, com o passar do tempo.

[elementor-template id=”971″]

Confira qual é o desempenho médio da bateria

Notebooks foram feitos para funcionar fora da tomada, caso contrário seriam desktops (computador de mesa). Por isso, é necessário investigar se a bateria do modelo desejado possui um bom desempenho. Não há nada pior que um notebook que só funciona se estiver preso à tomada. Um bom lugar para conferir essa questão é na área de avaliações dos consumidores, já citada aqui neste artigo.

Verifique qual é o sistema operacional

O sistema operacional é a interface do notebook, estamos falando de Windows, MacOS, Ubuntu e outros. Por isso, é necessário certificar que você sabe utilizar o sistema operacional do notebook almejado e se, em caso de troca do sistema, o produto perde a garantia do fabricante. Muitos notebooks vêm com o sistema Ubuntu de fábrica e, por isso, possuem um preço mais atrativo. É extremamente normal comprar um notebook com um determinado sistema operacional e trocá-lo, logo em seguida.

Veja que tipo de acabamento o notebook possui (plástico, aço escovado e etc)

Um outro ponto importante para avaliar em um notebook é o acabamento da estrutura física. Muitos fabricantes, para terem notebooks com preços mais acessíveis, acabam pecando no acabamento externo, como o excesso de plástico. Algumas pessoas simplesmente não ligam para essa questão, mas a falta de um bom acabamento pode contribuir para um desgaste rápido e, por consequência, desvalorizando seu equipamento em um curto espaço de tempo. Arranhões, amassados e trincas ficam muito mais evidentes.

Existem notebooks com um acabamento melhor, em aço, por exemplo. Claro, isso encarece um pouco o produto, mas é algo que você deverá colocar na balança na hora de escolher seu modelo.

Boas opções de notebook para estudo, trabalho e jogos.

Conclusão

Depois dessas dicas, você certamente sentirá mais confiança para escolher seu notebook. Não tenha pressa para comprar… Faça a sua análise com calma e volte neste artigo sempre que precisar lembrar de algo. No parágrafo acima, nós demos opções de notebooks que se mostraram ótimas, no quesito custo-benefício. Se gostou do artigo, sinta-se livre para compartilhá-lo com alguém que precisa ler isso. Boas compras.

Leave a Comment